top of page

MEMORIAL DESCRITIVO DE ARQUITETURA

 

 

Obra: RESIDENCIAL VOX DEI

Proprietária: ASSOCIAÇÃO DOS ADQUIRENTES DO COND. RESIDENCIAL VOX DEI

Endereço: Rua Camboriú nº 873, Bairro Fazenda, Itajaí-SC

Projeto: FERNANDO LUIS GARCIA – CREA 42.167-7/SC

 

1. OBJETIVO

 

Este Memorial Descritivo tem por objetivo apresentar as especificações e recomendações técnicas para os serviços de construção de um edifício residencial multifamiliar.

 

2. DESCRIÇÃO DO EDIFÍCIO

   

  • 1º Pavimento - TÉRREO: Garagens, Hall Social, Circulação Vertical, Sala Comercial e Portaria.

  • 2º Pavimento – 1º Andar – G1: Garagens e circulação vertical.

  • 3º Pavimento – 2º Andar - DIFERENCIADO: 04 apartamentos, sendo 02 apartamentos de 01 suíte + 01 dormitório e 2 apartamentos de 02 dormitórios, Salão de Festas e Área de Lazer Externa.

  • 4º ao 14º Pavimento – 3º ao 13º andar - PAVTO. TIPO: 08 apartamentos, sendo 04 apartamentos de 01 suíte + 01 dormitório e 04 apartamentos de 02 dormitórios.

  • 15º Pavimento – 14º Andar – COBERTURA DUPLEX: 08 apartamentos, sendo 04 apartamentos de 02 suítes + 01 dormitório e 4 apartamentos de 01 suíte + 02 dormitórios.

  • 16º Pavimento – 15º Andar – Cobertura e Casa de Máquinas.

 

3. LOCAÇÃO

 

A obra deverá ser locada por topógrafo, que deverá utilizar equipamentos de precisão. Ao longo das etapas de trabalho (terraplenagem, fundações, superestrutura), eixos e prumadas deverão ser aferidos, a fim de garantir o controle de desvios dimensionais.

 

4. ESCAVAÇÕES E MOVIMENTAÇÕES DE TERRA

 

Os aterros deverão ser executados em camadas inferiores a 20 cm de espessura e devidamente compactadas por equipamento mecânico próprio.

 

5. ESTRUTURA

 

A estrutura será em concreto armado, com resistência fck designada no projeto estrutural, sendo que todos os elementos estruturais deverão seguir rigorosamente o dimensionamento, detalhe e especificações constantes no projeto estrutural. As fôrmas serão em madeira e compensado resinado ou plastificado.

 

6. IMPERMEABILIZAÇÕES

 

Todas as áreas abertas como terraços, sacadas, lajes descobertas, deck da piscina e sua circulação, mais os reservatórios superiores e inferiores e as floreiras, deverão receber impermeabilização com manta asfáltica.

 

Serão também impermeabilizadas com manta asfáltica os boxes dos banheiros.

 

Os elementos estruturais em contato com o solo e rebocados em uma das faces, receberão aditivo impermeabilizante no concreto, garantindo a impermeabilização da obra. Da mesma forma, antes do assentamento da alvenaria sobre os baldrames, os mesmos receberão pintura asfáltica do tipo Neutrol ou similar.

 

7. ALVENARIA

 

As paredes serão executadas com tijolos cerâmicos de 6 ou 8 furos, sendo que no seu encunhamento será utilizada argamassa com aditivo expansor e deverão ficar rigorosamente a prumo e esquadro. Em todos os vãos das janelas, deverão ser executadas vergas e contra-vergas em concreto armado com altura de 10 cm. Da mesma forma, sobre as portas, deverão ser executadas vergas em concreto armado com altura de 10 cm. Em todos os casos, as vergas e contra-vergas deverão ultrapassar o vão em 20 cm para cada lado.

 

As paredes das escadas, internas e externas, serão com blocos de concreto celular, e deverão ter vergas e contra-vergas nas suas aberturas (portas e dutos).

 

Para o assentamento e reboco da alvenaria, será utilizada argamassa industrializada, levando-se em conta o local de aplicação. Todas as superfícies a serem rebocadas, receberão chapisco na dosagem 1:3 (cimento/areia) com adição de fixador do tipo Bianco ou similar.

 

8. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, ELETRÔNICAS E MECÂNICAS

 

Todos os interruptores, tomadas, comandos e proteções serão da marca Pial, Prime, Siemens, Fame ou Alumbra.

 

Todos os quadros, circuitos e tomadas serão aterrados.

 

Todos os apartamentos serão interligados via interfone com o Hall de entrada, acessos às garagens, salão de festas, fitness e piscina, com sistema marca HDL, Almeco, Commax ou Maxcom.

 

Todos os acessos ao prédio, de carros ou pedestres, serão equipados com sistema interno de CFTV, que terá central no hall social, para monitoramento.

 

Os acessos de automóveis terão portas com controle remoto, marca PPA ou HDL.

 

Os conjuntos de moto-bomba para recalque, tanto de água potável quanto de água da chuva, serão da marca Schneider, Dancor ou ABS.

 

Nos vestiários e banheiros da piscina, os chuveiros serão do tipo elétrico e serão da marca Corona, Lorenzetti ou Fame.

 

Todas as unidades, inclusive o condomínio, terão medidor de consumo de energia elétrica individual.

 

9. TELEFONE, TV A CABO, INTERNET

 

Será executada a infra-estrutura para instalação de internet atendendo todas as unidades autônomas, padrão ADSL.

 

Também será executada a infra estrutura para instalação de TV a cabo, atendendo o salão de festas. Nos apartamentos devem atender as salas e dormitórios.

 

Quanto à telefonia, nos apartamentos, deverá ter a infra-estrutura (tubulação) para os dormitórios, sala e cozinha.

 

10. SISTEMA PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO E DE PROTEÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA)

 

Serão instalados os equipamentos previstos no projeto aprovado junto ao Corpo de Bombeiros, incluindo iluminação de emergência, extintores, pára-raios, hidrantes de parede (SHP) e alarme de incêndio.

 

11. ELEVADORES

 

Serão 02 elevadores, ambos com cabine revestida em aço escovado e espelho, piso em granito, com velocidade de 60 metros por minuto e terá luz de emergência. Com capacidade para 08 pessoas cada um deles, serão da marca Atlas/Schindler, Thyssen Krupp ou Otis.

 

12. AR CONDICIONADO

 

O prédio terá tubulação de espera para futura instalação de ar condicionado do tipo split (dreno e ponto elétrico), em todos os apartamentos, especificamente na sala estar/jantar, dormitórios e suítes.

 

Na área de lazer, compreendendo o espaço destinado ao salão de festas, o ar condicionado será entregue instalado, compreendendo as condensadoras e os evaporadores – marca Komeco, Cônsul, York ou Carrier.

 

13. INSTALAÇÕES DE GLP

 

Em todos os apartamentos haverá um ponto para o fogão bem como no salão de festas.

 

Todas as unidades, inclusive o condomínio, terão medidor de consumo de GLP individual.

 

Os tanques de GLP, 2 x P500, serão fornecidos em comodato pela concessionária.

 

14. INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS

 

O Edifício será dotado de dois reservatórios de água para água potável e outro com capacidade para 5.000 litros de água, que serão coletadas através das calhas da cobertura. Também as cisternas serão duas, uma para água potável vinda da concessionária (SEMASA) e outra para armazenamento das águas da chuva.

 

As tubulações de água fria e esgoto serão executadas com tubos e conexões em PVC, da marca Tigre ou Amanco.

   

Os metais sanitários (registros, torneiras, chuveiros) serão da marca Docol, Fabrimar ou Deca.

   

Nos vestiários, nos banheiros da piscina e nos banheiros do salão de festas terão somente instalação de água fria.

   

Nestes recintos, os chuveiros serão elétricos, conforme item 8 acima.

   

Todos os banheiros das unidades autônomas terão um ponto de água para ducha higiênica ao lado da bacia sanitária.

   

Todos os banheiros das unidades autônomas terão lavatório com coluna e bacia sanitária com caixa acoplada, da marca Celite, Deca, Icasa ou Ideal.

   

Os banheiros do salão de festas e da piscina terão bancadas de granito com cuba embutida e bacia sanitária com caixa acoplada, da marca Celite, Deca, Icasa ou Ideal.

   

A cozinha do salão de festas será dotada de bancada em granito, com cuba em aço inox.

  

Na área de serviço das unidades autônomas terá ponto de água fria para a máquina e tanque de lavar roupas e na cozinha, para a geladeira, cuba, filtro e lavadora de louças.

   

Serão instaladas torneiras de jardim, nas garagens, rampa e jardim externo, interligadas com o reservatório especial para água da chuva.

 

Na piscina, serão instalados filtro e bombas para o tratamento da água.

   

Todas as unidades, inclusive o condomínio (área comum), terão medidor de consumo de água (hidrômetro) individual.

 

15. ESQUADRIAS – VIDROS

 

As portas internas dos apartamentos terão folhas laminadas semi-ocas, emassadas e pintadas com tinta esmalte sintético branco.

 

As portas do salão de festas  terão folhas laminadas semi-ocas, emassadas e pintadas com tinta esmalte sintético branco.

 

As portas externas ou de entrada dos apartamentos deverão ter folhas maciças laminadas, emassadas e pintadas com tinta esmalte sintético na cor branca.

 

As forras serão em madeira, do tipo angelim, itaúba ou cedro, emassadas pintadas com tinta esmalte sintético na cor branca.

 

Todas as portas de entrada das unidades autônomas terão fechaduras do tipo tambor. As portas dos compartimentos internos dos apartamentos e das áreas comuns terão fechaduras do tipo “interna”. A porta principal, de acesso ao edifício, terá fechadura de comando manual no local e elétrico, através do porteiro eletrônico instalado nas unidades autônomas e também, por comando do zelador ou porteiro no hall de acesso.

   

As ferragens e fechaduras serão da marca Papaiz, Lafonte, Arouca ou Pado.

   

As janelas externas do edifício serão em alumínio com pintura eletrostática na cor branca.

   

Todos os vidros das janelas externas serão incolores e terão espessura de 5 mm.

 

16. COBERTURA

 

O prédio terá cobertura com telhas de fibrocimento assentadas e parafusadas sobre estrutura em madeira itaúba ou cedro. As calhas, sobre-calhas, rufos e arremates serão em alumínio, 0.7 mm.

 

17. PAISAGISMO

 

O paisagismo será executado na área que compreende toda a parte frontal do terreno e que não tenha sido edificada e terá projeto próprio. Serão utilizadas grama em leiva e espécies ornamentais.

 

18. REVESTIMENTO E ACABAMENTO DAS UNIDADES E AMBIENTES

 

De acordo com a Tabela 1 em anexo.

   

Qualquer divergência na especificação de materiais entre o projeto e o memorial descritivo, prevalecerá o especificado no memorial descritivo ou o que for convencionado em assembléia.    

   

Os ambientes denominados Hall de Acesso (entrada principal) e Salão de Festas serão decorados e equipados.

   

A cerâmica e o porcelanato que serão utilizados no interior do prédio serão da marca Portobello, Eliane, Cecrisa, Gyotoku, Strufaldi ou Itagres.

   

Para todos os ambientes, o revestimento cerâmico adotado será aplicado até o teto.

   

O material de pintura, tais como tintas, massas e seladores serão da marca Renner, Suvinil, Coral, Sherwin Williams ou Ypiranga.

 

19. OBSERVAÇÕES GERAIS

 

As soleiras e peitoris serão em granito.

   

O passeio frontal será com petit pavé, salvo exigência da Prefeitura Municipal.

   

O rodapé de todas as unidades autônomas, em todas as paredes rebocadas e pintadas, serão em madeira, com altura mínima de 07 cm, lixados, emassados e pintados com tinta esmalte branca. As sacadas terão rodapé cerâmico. Nas lixeiras, central de gás e ambientes que tiverem as paredes revestidas com cerâmica não terão rodapés. Também no hall de entrada, na circulação de acesso às unidades e no salão de festas os rodapés serão cerâmicos.

 

_____________________

FERNANDO LUIS GARCIA

      CREA 42.167-7/SC

 

28 de Janeiro de 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page